Campanha Salarial 1991

A campanha salarial de março de 1991 é considerada umas das grandes vitórias de Eliseu Silva Costa como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo. Ainda hoje, licenciado do cargo, Eliseu lembra daqueles dias de luta ao lado dos trabalhadores da Sifco.
Assembleia dos trabalhadores
“Foi uma luta difícil aquela. Nós almejávamos um aumento de 40%, mas todos os metalúrgicos do estado já haviam fechado um acordo de 20%. Por isso, fomos pressionados pela empresa após uma greve interna. Cortaram água, refeição e proibiram os trabalhadores do turno das 22hs de entrar na fábrica”, recorda Eliseu.
Trabalhadores reunidos na porta da Sifco
Mesmo com os obstáculos colocados pela empresa os trabalhadores não desistiram. Liderados por Eliseu, organizaram assembleias para discutir os rumos da greve e decidiram por rejeitar uma proposta de 30% dando continuidade a luta pelo aumento justo de 40%. Sem saída diante da força dos metalúrgicos unidos, a Sifco concedeu o aumento a seus funcionários. Essa conquista, muito comemorada por Eliseu, foi estendida a todos metalúrgicos do estado de São Paulo.


 

MEUARQUIVO